DGOTDU | Portal do Ordenamento do Território e do Urbanismo
SNIT Sistema Nacional de Informação Territorial   Território Portugal   DGOTDU  
Mapa2

BEM-VINDO AO SNIT

O Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT) é um sistema de Informação oficial, de âmbito nacional, desenvolvido e gerido pela ex-DGOTDU, atual DGT, que se destina a ser partilhado pelas entidades públicas com responsabilidade na gestão territorial e a servir finalidades de acompanhamento e avaliação da política de ordenamento do território e urbanismo e de informação sobre o território e o estado do seu ordenamento.

DesertWATCH

Com base numa recomendação da Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e o Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992), foi elaborada a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, aprovada em 1994. Portugal ratificou a Convenção em 1996 e a União Europeia aprovou-a em 1998.

A desertificação constitui um motivo real de preocupação para diversos países, entre os quais se encontram Portugal e a generalidade dos países ribeirinhos do Mediterrâneo.

A ameaça de desertificação é normalmente associada aos fenómenos climáticos. Mas a desertificação está também associada a factores demográficos e aos usos do solo. Há por isso que encontrar formas de mitigar os efeitos da conjugação dos fenómenos climáticos, das actividades humanas e dos modos de utilização do solo, compatibilizando-os com a conservação e valorização dos recursos naturais e territoriais. O combate à desertificação é, por isso, também um problema de ordenamento do território.

Como resultado da acção coordenada de Portugal e Espanha, a Convenção veio posteriormente a incluir um Anexo IV, relativo à Implementação Regional para o Norte Mediterrânico. Dando cumprimento à obrigação estabelecida na Convenção, o Governo Português, pela Resolução do Conselho de Ministros 69/99, de 9 de Julho, aprovou o Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação (PANCD) e criou uma Comissão Nacional de Coordenação do PANCD. A Comissão integra representantes de quatro ministérios, sendo o MAOTDR representado pelo ICNB, pelo INAG, pela DGOTDU e pelo IFDR.

Entre as actividades da Comissão inclui-se a participação no Grupo de Utilizadores do Projecto DesertWATCH.

O DesertWATCH é um projecto financiado pela Agência Espacial Europeia que tem como principal objectivo desenvolver um sistema de informação para avaliação e monitorização da desertificação e suas tendências ao longo do tempo nos países do Anexo IV da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, baseado nas tecnologias de Observação da Terra.

O sistema de informação do DesertWATCH fornece aos utilizadores instrumentos que permitem criar mapas e indicadores fiáveis, com base em geo-informação, para avaliar e monitorizar a desertificação e suas tendências, aos níveis pan-europeu, nacional e sub-nacional.

A Comissão Nacional de Coordenação do PANCD indicou a DGOTDU para alojar o sistema de informação do DesertWATCH em Portugal. O sistema de informação do DesertWATCH estará disponível nesta página do SNIT no decurso do 1º trimestre de 2008.

Pode aceder desde já a outra documentação do DesertWATCH, escolhendo aqui

> Projecto DesertWATCH. Apresentação
(ficheiro com 18MB. Aconselha-se opção download)
> ScenDes. Cenários de desertificação para Portugal. Apresentação 
(ficheiro com 8MB. Aconselha-se opção download)

A disponibilizar brevemente:
> Indicadores de desertificação em uso no PANCD
> Uso do solo e indicadores derivados. Situação e tendências 1984, 1994 e 2004
> Índice de degradação do solo
> SCEN10. Informação de base e aplicação informática



 

 
PNPOT
POTV Banner
PCGT Banner
AH Banner
AE Banner
DesertWATCH
destaques snit